"Não estou convencido ainda. O conhecimento técnico deles em computação certamente aparenta ser excepcional, mas eles estão atrasados em desenvolvimento. A rede também não está desenvolvida e eles não tem nenhuma parceria a ser comentada. De uma forma geral, eles tem que colocar o jogo em dia." - Tradução
Hoje temos que carregar nas costas o peso de uma plataforma que não tem muitos projetos, e isso é claro para os analistas do nosso ecossistema.
Por quanto tempo mais vamos ficar adiando esses desenvolvimentos?
Vamos ficar esperando mais iniciativas da Emurgo e IOHK? Deixar que eles resolvam a adoção do projeto sozinhos? Ajuda sempre é bem vinda, para ambos os lados.
Se a Cardano não sair da própria bolha, a comunidade não vai crescer.
Por isso, acreditamos que a Cardano só pode se desenvolver alcançando cada vez mais o público leigo.
Hoje, podemos conversar em alto nível técnico entre nós porque nosso grupo é composto por pessoas que, pelo menos em alguma medida, tem conhecimento especializado. No entanto, muitas pessoas fora da nossa bolha sequer entendem as vantagens de usar uma blockchain.
Se o Seu João que tem uma pequena empresa não entende como o protocolo pode mudar o seu negócio, então a Cardano não vai se desenvolver. Para se desenvolver, a Cardano precisa conquistar novas pessoas para a comunidade, e essas pessoas precisam entender como a aquele tecnologia se encaixa no negócio e na vida delas. Isto é educação.
E o que pretendo fazer são palestras e seminários presenciais para pessoas leigas. Essas pessoas precisam enxergar as vantagens de maneira clara. Elas precisam dimensionar o impacto real que todo esse ecossistema pode ter na vida delas. Acredito que em algum momento também poderei incluir os Meetups oficiais na região.
Nossa segunda frente de trabalho é treinar mão de obra especializada para o desenvolvimento de smart contracts e alinhar a stack de tecnologia para a WEB3.
Desenvolver a Cardano não é só atrair mais apoiadores para a o protocolo, é também qualificar mão de obra para programar em uma nova camada da internet.
É importante lembrar também que a educação de um investidor é diferente da educação de um programador. De um lado, interessam mais os aspectos sociais e financeiros da Cardano; de outro, estão limitações da moeda e arestas mal aparadas que precisam ser exploradas em nível técnico.
Aqui, é importante lembrar que foi uma equipe técnica, composta de cientistas especializados que nos abriu a possibilidades dessa rede. E programadores são a extensão dessa equipe técnica que fará milhares de implementações no protocolo.
Por isso, pretendemos desenvolver workshops para programadores com certa frequência. Buscar acadêmicos e empresas parceiras, explicar a filosofia do nosso ecossistema e o que esse movimento está causando no mundo. Tópicos como, programação funcional, Marlow, Plutus e Haskell serão norma. Sem esse tipo de conhecimento, será um pouco penoso para o ecossistema avançar.