Apoiando um sistema global, justo e seguro.

COMO INVESTIR EM UM STAKE POOL

Eu sei que talvez você esteja comprando Cardano há algum tempo, provavelmente tendo prejuízos em moeda corrente e esteja querendo aproveitar ao máximo porque você já teve que esperar por muito tempo este momento.

Por isso, é importante você observar que existem basicamente duas maneiras de se investir num stake pool hoje:

A primeira maneira é observar exclusivamente os dados numéricos. 

Você prioriza uma taxa de administração barata e uma distribuição de ROI imediata acelerada.

Dessa maneira, você consegue sacar o seu dinheiro da rede o mais rápido possível. Mas, para ver o seu capital crescer, você fica refém dos desdobramentos aleatórios do curto prazo, como pessoas que estão abrindo 10 pools com taxas de administração de 1% para atrair usuários, mas terminam saturando todos os pools por causa disso.

É uma mentalidade de curtíssimo prazo.

A segunda maneira é pensar no desenvolvimento do seu capital junto com o desenvolvimento da rede.

Dessa maneira, você investe em pools que tenham projetos interessantes e que cobrem taxas de administração realistas para conseguir executar esses projetos.

Conforme os projetos amadurecem e saem do papel, dependendo do projeto a pool começa a render mais e você consequentemente aumenta o seu poder aquisitivo dentro da rede.

É uma mentalidade de longo prazo.

Por isso, se você está mirando só em ROI alto, talvez o Ouros Stakepool não seja pra você hoje.

O que acontece é o seguinte: escolher um stake pool com base em taxas não é errado, mas é ir contra o princípio básico de crescimento da rede.

Eu não quero parecer um polemista barato, então fiz essa página para explicar o porquê disso e também apresentar a minha proposta pro Ouros...

...que é gerar ROI sustentável no longo prazo, contribuindo para o crescimento da comunidade Cardano.

Pense no seguinte:

A Cardano nasceu com uma proposta de intercomunicação de redes descentralizadas. E isso não é só um princípio moral abstrato. De certa forma, é a aplicação desse princípio por meio de novas implementações tecnológicas que aumenta o valor real do dinheiro da rede.

Ou seja: a maioria esmagadora dos recursos tecnológicos implementados na Cardano tem como objetivo gerar riqueza. Mas a riqueza é gerada tornando a rede mais interessante para os usuários.

Compare com a BTC, por exemplo:

Bitcoin tem limitações significativas para crescer como comunidade.

Você precisa deixar uma grande quantidade do seu capital imobilizado. 

Você precisa ter um maquinário especializado para minerar. 

Você precisa ter acesso a energia barata. 

E você precisa ter estabilidade política na região em que as máquinas estão rodando.

A Cardano aparece para solucionar esses problemas:

O seu stake não fica imobilizado, você pode gastar o seu dinheiro.

Você não precisa do maquinário, porque você faz o “minting” (minera) com seu proof of stake

Sem as máquinas, você não precisa de energia barata

Se você tem conflito político e você precisa mover suas “máquinas de mineração”, você não precisa levar 3000 mineradoras nas costas para outro país.

Como não se tem as máquinas, você não precisa se preocupar com a depreciação delas, 85% em 5 anos.
Para participar da rede do bitcoin, você precisa ser “de Elite”.

JUSTO, GLOBAL E SEGURO


Ou seja: a Cardano incentiva a descentralização e paga para seus usuários por usarem a rede dessa maneira.

Hoje, por exemplo, sabemos que um pool passa a ser penalizado a partir de 70 milhões de ADAs em stake (até o momento). 
E, quando isso acontece, os rendimentos que poderiam chegar na casa dos 10% caem para só 2 ou 3%.

Então, essa distribuição é imposta de modo obrigatório na Cardano. Logo, se um pool tem uma delegação muito alta, ele se torna um centralizador e é automaticamente desfavorecido.

O protocolo faz isso AUTOMATICAMENTE..

Porque é indispensável para o crescimento sustentável da rede.

Pense no seguinte... 

Quando a Cardano surgiu, a ideia não era ser só uma moeda com tecnologia de ponta, mas principalmente uma moeda que removesse os maiores obstáculos para as pessoas realmente se envolverem com o projeto. 

Ser remunerado pelo seu stake é um incentivo financeiro para apoiar e proteger a rede,
igual aos mineradores de bitcoin.

Mas não podemos dizer que a participação na rede do Bitcoin é algo justo, a Bitcoin beneficia muito fabricantes de equipamentos especializados e governos com impostos indecentes na importação, isso agrava ainda mais a desvantagem competitiva para quem deseja participar da rede do bitcoin minerando…

Só por ter um design que trata melhor o seu dinheiro, a Cardano já evita desperdícios em maquinários, energia e imposto, permite que mais usuários participem, e participem de forma mais equilibrada na rede.

É isso que se espera de uma moeda que pretende ser global, tanto em utilidade quanto em participação da rede. A Cardano é focada em desenvolver projetos que tornem a rede autossuficiente.

Mas uma rede que apenas serve como impressora de dinheiro, stake pools que apenas coletam suas recompensas… É para isso que a Cardano foi criada?

É esse o incentivo que queremos para o uso da rede? Eu acredito que não.

VOCÊ GANHA MAIS POR TORNAR A REDE MAIS ATRATIVA


A questão é: a rede já distribui riqueza naturalmente.

O principal agora é aumentar a frequência de uso da rede. Mais pessoas, mais utilidades, jeitos mais fáceis e práticos de usar.

A Cardano só vai valer mais conforme surgirem novos recursos que tornem o uso da rede mais interessante como um sistema de transações.

Pense no momento que estamos vivendo exatamente agora. 

Demorou pelo menos 4 anos para esse projeto sair do papel e ser implementado em testnet. E hoje sabemos que pelo menos 37% da rede participa no lançamento da rede. 

Comparado com o drama vivido na EOS (que não tinha uma quantidade mínima de 15% de participação da rede para lançar durante 30 dias), é um marco histórico tanto em termos de engajamento quanto de confiança da comunidade. Em 48h já tínhamos 15%.

O valor da Cardano aumenta conforme a rede quebra barreiras de uso.

Logo, são projetos interessantes que aumentam a frequência, as oportunidades e as vantagens de utilização do protocolo. E, portanto, o valor da moeda.

Mas a verdade hoje é diferente...

REALITY CHECK 

"Não estou convencido ainda. O conhecimento técnico deles em computação certamente aparenta ser excepcional, mas eles estão atrasados em desenvolvimento. A rede também não está desenvolvida e eles não tem nenhuma parceria a ser comentada. De uma forma geral, eles tem que colocar o jogo em dia." - Tradução

Hoje temos que carregar nas costas o peso de uma plataforma que não tem muitos projetos, e isso é claro para os analistas do nosso ecossistema.


Por quanto tempo mais vamos ficar adiando esses desenvolvimentos? 


Vamos ficar esperando mais iniciativas da Emurgo e IOHK? Deixar que eles resolvam a adoção do projeto sozinhos? Ajuda sempre é bem vinda, para ambos os lados.


ROI se dá no longo prazo, abaixo gostaria de apresentar os projetos que pretendo desenvolver.

AUMENTANDO O ROI DE MANEIRA VERDADEIRA

Aqui estão alguns detalhes da proposta de desenvolvimento. É pra viabilizar esses projetos que pretendo utilizar parte das taxas arrecadadas na Ouros stakepool.

Pretendemos avançar o crescimento da Cardano em 3 frentes, tendo projetos como prioridade.

EDUCAÇÃO

Se a Cardano não sair da própria bolha, a comunidade não vai crescer.

Por isso, acreditamos que a Cardano só pode se desenvolver alcançando cada vez mais o público leigo. 

Hoje, podemos conversar em alto nível técnico entre nós porque nosso grupo é composto por pessoas que, pelo menos em alguma medida, tem conhecimento especializado. No entanto, muitas pessoas fora da nossa bolha sequer entendem as vantagens de usar uma blockchain.

Se o Seu João que tem uma pequena empresa não entende como o protocolo pode mudar o seu negócio, então a Cardano não vai se desenvolver. Para se desenvolver, a Cardano precisa conquistar novas pessoas para a comunidade, e essas pessoas precisam entender  como a aquele tecnologia se encaixa no negócio e na vida delas. Isto é educação.

E o que pretendo fazer são palestras e seminários presenciais para pessoas leigas. Essas pessoas precisam enxergar as vantagens de maneira clara. Elas precisam dimensionar o impacto real que todo esse ecossistema pode ter na vida delas. Acredito que em algum momento também poderei incluir os Meetups oficiais na região. 

DESENVOLVEDORES

Nossa segunda frente de trabalho é treinar mão de obra especializada para o desenvolvimento de smart contracts e alinhar a stack de tecnologia para a WEB3.

Desenvolver a Cardano não é só atrair mais apoiadores para a o protocolo, é também qualificar mão de obra para programar em uma nova camada da internet.

É importante lembrar também que a educação de um investidor é diferente da educação de um programador. De um lado, interessam mais os aspectos sociais e financeiros da Cardano; de outro, estão limitações da moeda e arestas mal aparadas que precisam ser exploradas em nível técnico. 

Aqui, é importante lembrar que foi uma equipe técnica, composta de cientistas especializados que nos abriu a possibilidades dessa rede. E programadores são a extensão dessa equipe técnica que fará milhares de implementações no protocolo. 

Por isso, pretendemos desenvolver workshops para programadores com certa frequência. Buscar acadêmicos e empresas parceiras, explicar a filosofia do nosso ecossistema e o que esse movimento está causando no mundo.  Tópicos como, programação funcional, Marlow, Plutus e Haskell serão norma. Sem esse tipo de conhecimento, será um pouco penoso para o ecossistema avançar. 

O GRANDE PROJETO
Esse é o ponto que talvez esteja mais claro, a ideia mais concreta e o ponto de partida.
O ROI do longo prazo.

Da mesma maneira como o seu João precisa entender as vantagens da Cardano para o negócio dele, também é necessário que ele USE a rede. 

Para isso, é preciso se comunicar com pessoas que podem se beneficiar da moeda, mas que sequer sabem da existência da Cardano. Talvez não conheçam Bitcoin.

O ponto é: só entender como funciona não basta. 

Para as pessoas usarem, o acesso para a moeda precisa ser mais fácil e intuitivo. Algo que iremos buscar é tentar utilizar a tecnologia da tesseract (dlab), para melhorar a usabilidade.

A pessoa leiga tem de poder usar isso mesmo sem entender 100% como funciona. A Cardano precisa estar presente todos os dias de maneira fácil, rápida e intuitiva.

E é nessa simplificação que acredito poder trazer um impacto real para a rede. 

A ideia é iniciar com o desenvolvimento de uma exchange P2P.

A criação dessa exchange é apenas um passo inicial em direção a uma plataforma mais completa. 

Primeiramente ela atende a comunidade em uma necessidade real: transitar de forma segura e rápida entre os meios de pagamentos nacionais e a moeda da rede. 

EXCHANGE P2P COMO UMA PORTA DE ENTRADA
UMA EXCHANGE EXCLUSIVA PARA A COMUNIDADE CARDANO

Rascunho

As razões estratégicas que nós temos dentro e fora do protocolo para querer levantar essa exchange descentralizada são as seguintes:

As transações realizadas por meio de exchanges não ajudam em nada a Cardano, hoje só pesam para a rede porque tiram dinheiro dos usuários. 

Como reverter isso?

A principal maneira é aumentando a distribuição de lucro entre os investidores da moeda. Explico abaixo.

A Exchange P2P em construção é exclusiva da Comunidade Cardano
.

Aqui as transações serão feitas na moeda corrente ADA/BRL.
Diferente de quando essas trocas acontecem nas exchanges centralizadas, transações que ocorrerem dentro do aplicativo vão contribuir diretamente para a rede Cardano, tanto nos fees das transações entre carteiras como na distribuição de ADA entre os apoiadores.

Hoje, quando você opera numa exchange, sua transação não beneficia a rede nem os usuários da rede.

Na verdade, isso custa até mais caro pro usuário: ele tem que comprar o ativo em bitcoin, pagar por uma tarifa de execução da ordem e depois pagar mais uma tarifa de execução de ordem para a compra do outro ativo desejado. Com as exchanges, você é tarifado duas vezes em uma única operação se o seu objetivo é comprar ADA. 

Além disso, pra quem quer vender seus ativos digitais, algumas exchanges cobram taxas abusivas para saque na moeda corrente. É mais uma operação de venda cobrando corretagem no meio da transação. 

Já uma exchange P2P corta o middle man que parasita e reforça a descentralização da rede que estamos construindo. No fim do dia, isso é mais ADA no seu bolso e uma apreciação no valor da ADA.
Vale notar aqui que a EMURGO através da dlab apoia o trabalho de Matt Ahlborg’s com o Fellowship Project, Matt é um cientista de dados que estuda o impacto das criptomoedas em países de terceiro mundo e a maioria dos dados coletados em plataformas P2P, o que será ótimo para insights durante o desenvolvimento.

Se você quer ver o projeto de Exchange P2P acelerar em 2020, aceitamos doações para o desenvolvimento, por favor nos contate via e-mail.
ACELERANDO A DISTRIBUIÇÃO DE ROI:

O OUROS TOKEN

Veja bem: a proposta da OUROS é usar os incentivos da rede para os usuários manterem seu capital em stake e serem PREMIADOS por isso.

A Exchange começa a agir como mais um fator de ROI, retornando um % das transações em ADA.

A verdadeira atuação do aplicativo começa com a chegada dos Smart contracts. Com meia dúzia de linhas de código, poderemos criar mais um braço econômico na rede. Com isso, em vez de redirecionar as taxas dessas operações para um middle man, elas podem ser distribuídas para os apoiadores do Stakepool, reforçando para que as ADAs continuem na comunidade. 

O Ouros stakepool presenteia quem tem o stake delegado aqui com um token. Este token funciona como distribuição gratuita dos rendimentos da exchange. 

O Ouros token é um forma de apoiar o desenvolvimento da Exchange. Ele não será ofertado para venda, é apenas um token que bonifica quem participa na Ouros Stakepool. 

Sendo o mais claro o possível aqui, só é presenteado com este token quem delega para a OUROS via estrutura de Stakepool da Cardano.

A proporcionalidade da distribuição do token irá acompanhar a da rede.

Para facilitar os números vamos dividir o supply restante da cardano por 100, resultando em 138 milhões em OUROS token. O OUROS token pretende seguir o padrão ERC20 na blockchain da Cardano.

Hoje temos em mente re-investir o máximo possível na plataforma, focar em desenvolvimento e marketing.  Uma vez o projeto estando operante, tentaremos buscar um aconselhamento junto às instituições do ecossistema para avançar o desenvolvimento desta DAO.

Este projeto é a uma base para um desenvolvimento contínuo e tem potencial para virar uma plataforma mais completa.

POR QUE DELEGAR PARA O OUROS?

Veja bem, a contrapartida que peço aqui é apenas apoiar o meu posicionamento através do Stakepool

A inclusão de um token de bonificação apenas fecha o ciclo para a criação de algo maior, no fim das contas quem ganha é a rede e quem participa dela.

No meu entendimento, este é o melhor modelo para se iniciar uma verdadeira DAO, com baixo risco. 

É nesse momento que o  usuário da rede Cardano vai conseguir avaliar se as tarifas cobradas estão adequadas em relação ao que o operador do pool se propõe a realizar.

Pela primeira vez na HISTÓRIA DA HUMANIDADE estamos vendo um sistema que irá colocar à prova a capacidade de mobilização global em prol do todo. É único. Um sistema que possui incentivos para uma melhoria constante, de forma participativa, inclusiva e gerando valor. Um verdadeiro sistema operacional social. 

Na verdade, implementações de sucesso deste tipo podem chamar mais atenção para as possibilidades que o futuro reserva para a Cardano.

ENTRE NO NOSSO
CANAL DO TELEGRAM
Não deixe de acessar nosso canal de notificações do Telegram para ficar por dentro dos comunicados e atualizações, principalemente durante a fase de testes.

QUEM SOU EU

Thiago

Iniciei minha carreira no ramo da tecnologia em 2001, fiz análise de sistemas na UCPEL e estendi mais um pouco do meu curso com ciência da computação na UFPEL. Com uma boa base de tecnologia, entendi que o papel de cientista não estava nos planos.

Durante este período tive a oportunidade de iniciar alguns negócios e aprender, dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo.

Neste meio tempo fui experimentando diversos segmentos do mundo digital, na área de e-commerce, desenvolvimento de aplicativos, jogos interativos e alguns sistemas web. Essas experiências foram de imenso valor para o meu aprendizado no aspecto empresarial, gestão de projetos e equipes. 

Por um outro longo período atuei em todas as pontas de em minha Agência de Publicidade. Com um foco na elaboração de estratégias e campanhas online, acabei concentrando os últimos anos como gerente de projetos de tecnologia.

Hoje meu foco aqui é desenvolver a rede da Cardano como projeto pessoal e foco principal conforme possibilidade. 

Recentemente fui indicado como embaixador da Cardano no Brasil.

POR QUE ESTOU FAZENDO ISSO?

No fim do dia, para mim essa é apenas uma nova forma testar e incentivar a construção das empresas que farão parte do futuro na WEB3. 

As novas empresas são abertas, qualquer pessoa no mundo pode participar. Neste caso aqui, temos o luxo de causar impacto no ativo que estamos investindo.

Isso só é possível graças à mecânica de incentivos proporcionada pela Cardano. Realizar tal façanha com Bitcoin é impensável e com Ethereum no momento não é possível. 

Aqui um empreendedor pode receber uma pequena ajuda através dos Fees coletados pelo pool que servirão para dar início ao projeto.

O que estou fazendo aqui reflete um futuro que eu gostaria de ver concretizado, uma participação mais justa em uma economia que não pode ser removida de você. Uma busca por auto-responsabilidade e liberdade.

Não é só pelo meu desejo, é por ele também.

Luca.

POOLS PARCEIROS

Ainda assim, se você acredita que o que a OUROS está propondo não faz sentido para você ou acha que está caro?

Por mais que o espírito de competição em entregar o melhor resultado como pool, eu também quero o melhor resultado para a rede. Os pool mencionados acima tem o meu apoio por proporem bons projetos e participarem ativamente.

ARCH1

FROG

JOY

UFES

OHX

MASTR

KUNO

SWEET

FAQ

  • O OUROS pool é rentável?

    Sim! É a mais rentável? Não! Rentabilidade dependende do tamanho do pool e de outros fatores, a expectativa é estaremos em uma média.

  • Quais são as taxas da pool?

    Hoje a pool cobra 300 ADA de taxa fixa e 8% de taxa variável.

  • Como o Fixed tax e o percentage tax funcionam?

    A taxa fixa é cobrada 1x a cada epoch, após ser deduzida do bloco, é aplicada a taxa variável.

  • Pools menores são lucrativos?

    Sim, podendo entregar uma rentabilidade ainda melhor que pools muito grandes, mas também é um questão de balanço de taxas e capacidade de processar todos os slots recebidos.

  • Quais os riscos dos pools menores?

    Pool menores são arriscadas quando a capacidade de processar os slots é posta a prova. Se um pool menor perder um slot o impacto é significativo.

  • Quais os momentos em que o pool pode perder performance?

    O pior é perder no processamento do bloco, outro ponto que impacta mas o operador não tem controle, é quando ele perde o bloco para outro pool, isto é randômico no protocolo, onde o mesmo slot é sorteado para mais de um pool ao mesmo tempo.

  • Minhas moedas estão seguras quando eu faço a delegação?

    Sim, quando você delega nenhuma moeda sai da sua carteira, o que acontece é que você faz uma pequena transação da sua carteira, assinando um contrato com o stekepool dizendo que a partir daquele momento a sua quantidade de moedas pode ser utilizada no sorteio em benefício do pool escolhido. Aquele pool passa a ser o responsável por processar os slots que irão conter as moedas que serão enviadas para a sua carteira pelo protocolo no fim/inicio de cada epoch.

  • O pool precisa estar 100% online para não perder performance?

    No momento não por uma questão de implementação da rede, no futuro isso contará como um fator de performance. Hoje o operador precisa manter o conhecimento dos logs de eleição dos slots. Então são 2 momentos que um pool precisa estar online, o primeiro é para pegar o log na virada da Epoch e o segundo é no processamento do slot, que são horários específicos dessa janela de 24h. Pools precisam operar 24h para melhor funcionamento da rede.

  • O que é uma DAO?

    DAO são Organizações Autônomas Descentralizadas. São empresas que vivem completamente no mundo virtual, mais especificamente na WEB3 e podem ser coordenadas de qualquer lugar do mundo pelos seus participantes, verdadeiras DAOs se utilizam de DAPPs (Aplicativos Descentralizados) para se manterem online, utilizam-se de contratos inteligentes para lidar com processos e buscam sempre um alto nível de automação.

  • O que o OUROS token faz?

    O OUROS token serve como token de voto e distribuição de rendimentos dos projetos executados pela pool. Não iremos listar o token em nenhuma exchange, mas ele poderá ser negociado via p2p.

  • Quando o OUROS token estará disponível?

    Assim que a exchange estiver operacional, será desenvolvida uma plataforma para solicitação e utilização dos OUROS tokens.

  • Quais taxas serão direcionadas para os projetos?

    A taxa variável será destinada aos projetos, a fixa será para remuneração pessoal.

contato@ourostech.com.br